Saltar para o conteúdo

Andy Rooney

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andy Rooney
Biografia
Nascimento
Morte
Cidadania
Alma mater
Universidade Colgate (en)
The Albany Academy (en)
Atividades
Outras informações
Exército
Conflito
Distinções
Lista detalhada
Estrela de Bronze
Medalha do Ar
Evelyn F. Burkey Award (en)
Emperor Has No Clothes Award ()
Walter Cronkite Award for Excellence in Journalism (en) ()
Causa da morte
parada cardiorrespiratória (d)

Andrew Aitken Rooney, popularmente conhecido como Andy Rooney (Albany, 14 de Janeiro de 1919Nova Iorque, 4 de Novembro de 2011), foi um locutor de rádio e roteirista de televisão americano. Ele é mais notável pela sua transmissão semanal "Alguns Minutos com Andy Rooney", uma parte do programa de 60 minutos "Notícias CBS desde 1978".[1]

Início da vida e da educação

[editar | editar código-fonte]

Rooney nasceu Andrew Aitken Rooney em Albany, filho de Walter Scott Rooney (1888-1959) e Ellinor (Reynolds) Rooney (1886-1980). Frequentou a Academia de Albany, e mais tarde frequentou a Universidade Colgate em Hamilton no centro de Nova York, onde ele foi iniciado na fraternidade Sigma Chi, antes que ele foi convocado para o Exército dos Estados Unidos em agosto de 1941.

II Guerra Mundial

[editar | editar código-fonte]

Rooney Iniciou sua carreira em jornais, enquanto no Exército Quando, em 1942, começou a escrever para o Stars and Stripes em Londres durante a Segunda Guerra Mundial.

Em fevereiro de 1943, voando com a Oitava Força Aérea, ele era um dos seis correspondentes que voou no segundo bombardeio americano sobre a Alemanha. Mais tarde, ele foi um dos primeiros jornalistas americanos a visitar os campos de concentração nazistas perto do fim da Segunda Guerra Mundial, e um dos primeiros a escrever sobre eles. Durante um segmento sobre Tom Brokaw The Greatest Generation, Rooney afirmou que fez oposição a II Guerra Mundial por ser um pacifista. Ele contou que o que viu nesses campos de concentração o fez vergonha, e permanentemente mudou suas opiniões sobre se existem "guerras justas".

Por seu serviço como correspondente de guerra em zonas de combate durante a guerra Rooney foi condecorado com a Medalha Estrela de Bronze e Medalha Aérea.

Em 1995 o livro de memórias de Rooney, My War, narra sua reportagem de guerra. Além de narrar em primeira mão vários eventos históricos notáveis e pessoas (incluindo a entrada em Paris e os campos de concentração nazistas), Rooney descreve como ele moldou sua experiência, tanto como escritor e repórter.

Referências

  1. «Andy Rooney». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2020 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Andy Rooney
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Andy Rooney